A dor é a manifestação primordial da vida. Tudo o que fazemos é para atenuar essa dor. A felicidade suprema seria a ausência total de dor. Eis uma tentativa de contribuição para minorar esse sentimento … Como naquela expressão inglesa: I have my moments, em resposta à pergunta, Are you happy?

domingo, agosto 24, 2008

Verdadeiros Heróis


Que alivio! Já terminaram os Jogos Olímpicos de Pequim. Eu que até adoro desporto de competição estou aliviado por uma série de razões:

O show-off da República Popular da China nestes jogos conseguiu mostrar o seu poderio económico que de socialista pouco ou nada tem, que são um país moderno e desenvolvido, e que afinal são abertos ao mundo …

Atrevo-me a dizer que, tal como os efeitos especiais falsos (aquela da miúdita gira em vez da dos dentes tortos a cantar em playback …) da cerimonia de abertura como a do encerramento, que isto foi uma grande encenação hollywoodesca, digo, beijinguesca e o mundo ficou de boca aberta, esquecendo Tibete e outros atropelos de direitos humanos deste regime totalitário.

Lamentável foi também a participação portuguesa, não dos atletas, que até foi das melhores de todos os tempos, mas da estupidez que reinou nas críticas e nos comentários aos comentários e performances dos atletas lusos.

Um ou dois dias antes de Nelson Évora ter ganho a medalha de ouro recebi um e-mail imbecil que vou transcrever:

Manifestação de Contestação à Pseudo- participação de alguns atletas nos Jogos Olímpicos


Vamos vaiá -los à chegada do Aeroporto de Lisboa

Exemplo:

"Cheguei à conclusão que de manhã só estou bem na "caminha"",Marco Fortes

Passem a todos os vossos contactos pois de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada nós iremos recebê-los ....................


Francamente! Este e-mail merecia a medalha de ouro da obtusidade.

Num país em que o desporto, em si, praticamente não existe. Num país que tem três jornais diários ditos desportivos, em que cerca de 90% das “notícias” são de futebol, e nesses 90%, cerca de 60 ou 70% são sobre as equipas de futebol do Benfica, Sporting e FC Porto … Num país em que a grande maioria não conhece os Fortes, os Tavares, os Limas …a não ser quando se lamentam nos jogos olímpicos ...
Vêm agora estes portuguesitos que nunca ligaram ao desporto a não ser aos Ronaldos e afins pedir mundos e fundos porque estes sacanas estão a levar dinheiro dos contribuintes e atrevem-se a não ganhar medalhas!

Num país que tem menos população que alguns países têm praticantes de desporto, num país que não tem um mínimo sentido de desportivismo, quanto mais cultura desportiva, já muito fizeram os atletas portugueses.

Aplausos para o Marco Fortes (41º no ranking mundial no lançamento de peso) que gozou sarcasticamente com os média que nunca lhe ligaram patavina e que queriam explicações por ele não ter chegado à final, repito o 41º! Mesmo assim é o único ser humano português que consegue lançar o peso mais de 20 metros …

… E o Nelson Évora ainda disse “Obrigado Portugal!” … E o Obikwelu pede desculpas ...

Nós é que devíamos agradecer a estes não nativos e nativos Portugueses por terem representado o nosso país mesmo sem grandes condições e reconhecimento e pedir desculpas ao Francis por ele ter que ir treinar a Espanha …

Estes sim são os verdadeiros heróis e não os outros que esnobearam o povo em Viseu e ganham rios de dinheiro e nem sequer ganharam o lugar cimeiro do pódio, nem sequer em casa!
Esses sim são ídolos com pés de barro!

7 comentários:

Marco Pereira disse...

Ó meu caro...
Concordo contigo, plenamente!
Os Portuguêses são capazes de dar 100,00 Euros para assistirem a um jogo de Futebol e não dão 5,00 Euros para assistirem a uma prova de Atletismo; Dizem palavrões a um árbitro que invalida um golo e chamam coitadinho a um jogador de futebol milionário que falha um Penalti.
Enfim... culturas...

Um abraço.

Anónimo disse...

Este é seguramente um dos melhores posts que escreveste, quer pela amplitude de análise quer pela lucidez e isenção. Subscrevo integralmente o seu conteúdo. Parabéns e, já agora, deixa-me dar-te a medalha de ouro pelo texto!
Abraço,
ALM

O Micróbio II disse...

Não percebi a dos "Tavares"??? Quanto ao resto, toma lá mais lenha para o teu texto: Nélson Évora (tleta do SLB - medalha de ouro), Vanessa Fernandes (atleta do SLB - medalha de prata), Di Maria (atleta do SLB - medalha de oiro)... :-)

Ai meu Deus disse...

Quanto a jogos olímpicos e todo o "desporto" de alta competição, eu também sou dessa opinião -- ou da contrária, se necessário for...

Anónimo disse...

e dá pra ser mais incisivo?

O Micróbio II disse...

o q é q se passou ali para os lados do Sem Quorum?

martim de gouveia e sousa disse...

pois...