A dor é a manifestação primordial da vida. Tudo o que fazemos é para atenuar essa dor. A felicidade suprema seria a ausência total de dor. Eis uma tentativa de contribuição para minorar esse sentimento … Como naquela expressão inglesa: I have my moments, em resposta à pergunta, Are you happy?

terça-feira, março 27, 2007

Eurofederal - Portugal Europeu?









Pessoas amigas têm manifestado a sua estranheza pelo facto de eu, europeísta convicto que sou, não ter, até agora, escrito uma única palavra em relação à celebração dos cinquenta anos do Tratado de Roma.
Devo dizer que não o fiz, antes, porque me tenho sentido um pouco amargurado com alguns europeus. Especialmente aqueles oriundos da Polónia, República Checa, Reino Unido, Suécia, Dinamarca, ... mas acima de tudo, de Portugal.
Considero que, de facto, alguns países ainda não estão na Europa, na verdadeira acepção da palavra, isto é, progressistas, abertos, multiculturais, solidários, visionários, empreendedores …
O meu querido Portugal que amo e odeio tanto, ainda não é um país Europeu porque uma parte substancial da sua população ainda sente a necessidade do conforto de uma mão guiadora, qual pastor. Uma grande parte dos portugueses ainda não cresceu, contínua no Portugal dos pequeninos, sebastianista, à espera da mão paternal de segurança e conforto, quietinhos a um canto sem que ninguém perturbe a sua pasmaceira provinciana.
Sim! Falo desse país mesquinho, avarento, beato, de mentes pequenas e fechadas, hipócrita, criado à imagem desse “grande português”, Dr. António Oliveira Salazar.
Não! Não digo isto apenas por causa desse concurso idiota da RTP (que depois de 50 anos ainda não sabe fazer televisão). Digo isto, porque é o que se denota no dia – a – dia dos portugueses, pelos seus desabafos que chegam a arrepiar de tão imbecis que são.
Depois de 21 anos da entrada para “a Europa”, continua muita gente com medo, com fobia ao que é novo, às novas tecnologias, às novas ideias, às “novas” culturas. Continuam a culpar os outros pelo seu mal – estar. Continuam à espera que alguém os guie, os indique o caminho, seja por vias divinais, estatais, ou por símbolos austeros de mão de ferro. Ainda não existe cultura democrática em Portugal de modo suficiente para que este país seja mesmo “Europeu!”, isto é, um verdadeiro país, e não um recipiente esbanjador de fundos de coesão.

Felizmente muitos Portugueses tentam rumar contra a maré.


Outro aspecto positivo de hoje (ontem) foi a assinatura em Berlim de um documento que repõe a Europa num caminho mais político e menos tecnocrático no espírito original do Tratado de Roma (grande Angela Merkel!).



Apesar de algum supra



Termino com um

Viva Portugal!!!

E um

Viva a Europa!!!

(o mundo bem precisa dela politicamente forte).






quarta-feira, março 21, 2007

Dia 21 de Março

A insatisfação humana assim o exige
A palavra, o sentimento, o pensamento
De expressão quase inalcançável
A problemática da criação poética

Cores, cores, cores
Que mais dá
Não existe
Diferença nos diferentes

Amiga árvore que
Nos protege e ajuda
Mal tratada muitas vezes
Como a Mãe

E já agora
Parabéns Filha

segunda-feira, março 19, 2007

Sámpalabo


Olá! Chamo-me Logo, Psico Logo e sou um Sámpalobo. Sou especialista em … tudo.

Por exemplo, sem nunca ter dado uma aula, consigo chegar a conclusões espantosas e faço diagnósticos surpreendentes e inovadores, de se ficar pasmado. Aliás, nesta área, tenho uma linguagem deveras elaborada, não restritiva, portanto, com termos de beleza estonteante de difícil verbalização como: hiperactividade, disgráfico, borderline, TPCs XXL, entre outras pérolas lexicais.


Fico surpreendido com a minha modestia e falta de arrogância quando alguém se lembra do meu nome para um prémio e com o facto de ainda haver pessoas que conseguem ser comunistas.


Eu sou a solução, o último reduto, a grande influência, a Nirvana da sapiência e salvação.


Queira contactar-me e logo que tiver oportunidade entre relatórios, crónicas, romances e entrevistas desmistificadoras, com um gesto de Mandrake, resolverei num ápice de “Word”, ou mesmo com uns rabiscos manuscritos, o seu problema.

segunda-feira, março 12, 2007

Pensamentos morffinos ao ler os jornais

Uma queixa por dia no SOS Professores

Dificuldade em manter ordem na sala de aula, desrespeito e barulho, os problemas mais referidos. Linha telefónica foi criada há seis meses para garantir apoio psicológico, pedagógico e jurídico

É mais para ouvir a voz sexy do outro lado.


Juiz diz que arguidos tinham tendência para a prática de crimes

O juiz Pedro Vieira, responsável pela decisão de pronunciar 24 dos 27 suspeitos no processo Apito Dourado, escolheu a forma mais gravosa de acusação para os arguidos, em caso de condenação, ao rejeitar a existência de "um crime continuado". Valentim Loureiro tinha tentado forçar esta última opção, mas o juiz decidiu que os arguidos devem ser julgados por cada um dos crimes isoladamente. A diferença, a haver condenações, poderá ser uma pena substancialmente mais elevada, uma vez que a punição final seria encontrada a partir da soma de todas as penas – dezenas, nalguns casos.

Mais que uma cajadada não é muito prático mas alivia mais.

Governo alarga deveres de zelo e lealdade na Função Pública

Com a entrada em vigor do novo sistema de vínculos carreiras e remunerações, passará a ser automática a instauração de um processo disciplinar ao funcionário público que tenha avaliações de desempenho negativas em dois anos consecutivos. Estas mudanças serão acompanhadas de um redesenho dos deveres de zelo e de lealdade dos trabalhadores da Função Pública de forma a torná-los mais abrangentes. O incumprimento destes deveres é que pode levar aos despedimentos e só com uma nova lista destas obrigações é que eles poderão ocorrer em número significativo.

Vendo máquinas automáticas para processo disciplinares com a garantia de dois anos, como manda a lei.

Câmara de Chaves quer multar donos de galinhas à solta nas ruas

Pisar um canteiro público, urinar ou defecar fora dos locais apropriados, varejar uma árvore ou arrancar-lhe os frutos - até há pouco tempo este tipo de actos pouco civilizados não passavam disso mesmo. Agora, quem assim proceder no concelho de Chaves arrisca-se a pagar multas. Pesadas. De 40 a quatro mil euros. As galinhas e cães soltos nas ruas, um cenário comum nas aldeias, também não terão vida fácil. A multa por animal sem trela ou sem estar conduzido pelo dono é de cinco euros no caso dos galináceos e de 10 quando se trata de canídeos.

A ANMP devia seguir este exemplo para ser alargado a todo o território nacional. Eu sugiro que se acrescente a medida às vacas e outros animais que andam por aí à solta.

Caça a cartas de condução de portugueses em Luanda

As autoridades angolanas executaram, ontem, numa acção sem precedentes, uma mega - operação de fiscalização intensiva de cartas de condução estrangeiras junto de todas as fronteiras de acesso à província de Luanda. Várias centenas de portugueses foram alvo da acção policial, acabando, quase na totalidade, na Polícia de Luanda, para onde foram encaminhados. A decisão tomada pelo Ministério angolano da Administração Interna é entendida, de acordo com alguns cidadãos da comunidade portuguesa, contactados pelo JN, como uma "retaliação administrativa" relativa ao "caso" Mantorras.

Consta-se que esta operação foi patrocinada pela “Frise”.

Fonte: JN

quinta-feira, março 08, 2007

Antecipação de Chumbo


A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues (Milu para os "amigos") revelou ontem a jornalistas, em conversa informal, que todos os anos cerca de 40 mil estudantes não regressavam à escola depois das férias da Páscoa, advinhando que vão chumbar pela evidência das notas do segundo período.

De salientar que estes estudantes revelam uma perspicácia não partilhada por outros que mesmo com várias avaliações negativas publicamente veiculadas (2 de Março, foi o último exemplo), não ficam em casa.

Penso que nem com Necessidades Educativas Especiais os supra atingirão tal competência auto-avaliativa.

segunda-feira, março 05, 2007

2027 Euronews Bulletin - Portugal is the most expensive country in Europe




Portugal has become the most expensive country to live in Europe, topping even Monaco. It is now said to be the United Arab Emirates of Europe, not only because of the many golf courses and Hotels, sun and desert but because of its population which is made up of mainly foreigners working in their construction sites. The only difference is that, unlike the Arabs, most of the Portuguese are living elsewhere.
Everything is more expensive in Portugal than anywhere else in Europe, be it medicine, food, cars, electric appliances or even a stay at the hospital. The taxes are the most elitist of all the nations in the world.
To live in Portugal one has to have a great purse or wallet (even these goods have forbidden prices in this country).
So, if you’re wealthy and looking for a population filtered, gentleman’s club - like country with plenty of sun (especially down south in the Algarve) to live, this is it.

PS. Inspirado na notícia de hoje no JN em que se refere que muitos Portugueses já estão a comprar os medicamentos em Espanha.